Minicursos

Dia 24/09/14 quarta-feira

OFICINA 1 - ESGOTADO!

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

30 vagas.

A oficina deverá abarcar uma discussão sobre a temática do processo de alfabetização, edificado nas políticas vigentes no âmbito nacional, cobrindo aspectos metodológicos, teóricos e práticos, com o propósito de criar condições para que os participantes possam refletir e programar intervenções que visem o ensino de leitura e escrita, na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.

Priscila Benitez
(Graduada em Psicologia e Pedagogia, especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Mestre em Psicologia (UFSCar). Atualmente, é bolsista FAPESP de Doutorado e aluna regular do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia Evolutiva i de Educación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del Lenguaje. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do comportamento, Autismo, Deficiência intelectual, Educação, Leitura, Escrita e Família).


OFICINA 2

TOCANDO, CANTANDO... FAZENDO MÚSICA

30 vagas.

O objetivo geral da oficina é oferecer a oportunidade, aos participantes, de conhecer um pouco sobre o universo da musicalização, possibilitando a troca de experiências, o exercício da criatividade sonora e a experiência com atividades de musicalização para diferentes faixas etárias. A oficina terá como conteúdo: (a) a contextualização das leis sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, (b) jogos musicais (c) apresentação das leis sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, (d) exercícios de jogos musicais e (e) roda de conversa sobre o uso da música, como ferramenta educacional em sala de aula.

Valeria Peres Asnis
(Licenciada em Música pela UFSCar, Especialista em Intervenção em Neuropediatria pela UFSCar, Mestre em Educação Especial pela UFSCar, Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar e Tutora Virtual dos cursos de graduação em Educação Musical e Pedagogia, a distância, da UAB/UFSCar)








OFICINA 3

ENSINO COLABORATIVO: UMA ALTERNATIVA DE SERVIÇO DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR

30 vagas.

A oficina ministrada tem o objetivo de apresentar a origem do Ensino Colaborativo ou Coensino, suas conceituações, princípios e características. Também tem a pretensão de discutir o papel do Professor/pesquisador Colaborador, do Professor do ensino comum e do professor de Educação Especial; descrever as etapas do Ensino Colaborativo e as forma de como desenvolver essa proposta nas escolas, instrumentos, procedimentos e resultados de pesquisas e experiências de Coensino em escolas de ensino comum. Apresentar possíveis habilidades de comunicação interpessoais utilizadas durante esse processo e discutir a importância do papel da universidade e a sua colaboração com as escolas.

Ana Paula Zerbato
(Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade de São Carlos e professora da educação especial da Prefeitura Municipal de São Carlor – SP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e especialização em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial com ênfase no Ensino Colaborativo ou Coensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, práticas docentes).

Melina Thais da Silva
(Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e professora da Educação Especial da Prefeitura Municipal de Ibaté - SP. Possui Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e habilitação em Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Gestão e Administração Escolar. Experiência na área de educação, com ênfase na Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Coordenação e Orientação Pedagógica. Integrante do grupo de pesquisa Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas da FCL/UNESP/Campus de Araraquara. Seus estudos e pesquisas abordam os seguintes temas: Educação Especial, Formação Profissional, Programas de ensino, Deficiências, Inclusão, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Adaptação Curricular).


Dia 25/09/14 quinta-feira

OFICINA 4 -  ESGOTADO!

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, FUNDAMENTADAS NA ABORDAGEM TEACCH

25 vagas. -

A oficina pretende apresentar a abordagem TEACCH como sistema estruturado de ensino e sua aplicabilidade em sala de aula, favorecendo assim, ao aluno com TEA, acesso ao currículo pedagógico, tendo como conteúdo (a) as características estruturais e funcionais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, (b) a abordagem Teacch de ensino estruturado, (c) demonstrar como a escola pode se organizar para atender crianças com TEA e a importância da rotina escolar, (c) questões conceituais e práticas relativas à adaptação curricular X atividades adaptadas e (d) procedimentos de ensino fundamentados nos princípios da análise comportamental aplicada (ABA) que podem favorecer a aprendizagem de habilidades acadêmicas, sociais, comunicativas e lúdicas.

Valeria Mendes
(Mestre em Psicologia (UFSCar), com especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Graduação em Pedagogia. Possui cursos de extensão e aprimoramento profissional nas áreas de Neuropsicologia (Ufrj), Teacch (Ama e Cedap) e Aba (Núcleo Paradigma). Por 5 anos foi Diretora Técnica do Centro de Atendimento Educacional Especializado Recanto Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo/SP e desde 2009 é Orientadora Educacional da Escola de Educação Especial da ABADS, integrando a equipe técnica como Analista Comportamental. Faz parte da equipe de coordenação de cursos do Grupo Conduzir e atua como terapeuta comportamental em consultório).


OFICINA 5

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

30 vagas.

A oficina trará uma breve história, definições e diferentes tipos do Planejamento Educacional Individualizado - PEI no mundo, bem como a discussão da situação brasileira em relação ao mesmo tema. Será apresentado os documentos legais e oficiais do Ministério da Educação (MEC) para subsidiar a discussão sobre a política da inclusão escolar e Atendimento Educacional Especializado, bem como uma breve apresentação de um modelo de PEI nos EUA onde possuem este artifício como legislação federal (via Web pela Avocate Reah Smith da Federation for Children with Special Needs - USA)

Gabriela Tannús-Valadão
(Licenciatura Plena em Educação Física – UFU, Master Internacional de Integração de Pessoas com Deficiência, Idosos e em Risco Social - Istituto Universitario de Scienze Motorie de Roma (Itália); Universitá de Molise, em Campobasso (Itália); Universitá Católica de San Antonio de Murcia (Espanha);  Université René Descartes (França) e Universidade Federal de Uberlândia - (Brasil). Mestrado e doutorado em Educação Especial – UFSCar, GP-FOREESP http://www.gpforeesp.ufscar.br/ e http://kunlaborado.com.br/ Pesquisadora pós doc do Observatório Nacional de Educação Especial - http://www.oneesp.ufscar.br/)


OFICINA 6 - ESGOTADO!

CONTOS E HISTÓRIAS

30 vagas.

No brincar sociodramático as crianças apresentam uma consciência do seu contexto social, representam papéis sociais conscientemente, simulam simbolicamente suas relações (KILSON, 2006). Contar histórias e explorar os contos possibilita a estimulação da criatividade da criança, da imaginação. O adulto pode contar a história de diferentes formas ou modificar a história contada pela criança com um fim educacional específico. Essa união e empolgação são essenciais para o desenvolvimento imaginativo da criança e na estimulação do brincar sociodramático, mas precisam ser mediadas, pois as crianças pequenas têm dificuldade de construir sozinhas. (KILSON, 2006). Desta maneira, a presente oficina tem o objetivo de explorar o uso de contos e histórias como estratégia de ensino na educação e educação especial através da realização de atividades práticas, abordando diferentes formas de contar histórias e de intervir nas histórias contadas pelas crianças, tendo como conteúdo (a) contos originais; (b) reconstrução de contos; (c) utilização de recursos lúdicos para contar histórias; (d) áudio- livro.

Alice Almeida Chaves de Resende

(Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del Rei (2007); mestrado em Psicologia (2011, bolsa FAPESP) pela Universidade Federal de São Carlos; certificado de docência na Língua Inglesa 'Teaching Knowledge Test' pela University of Cambridge (2006); curso completo de Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Associação dos Surdos de Minas Gerais (2006). Tem experiência em ministrar aulas na Educação Infantil e de Língua Inglesa no The Kids Club by Fun Languages. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (bolsista FAPESP). Atua, principalmente, nos seguintes temas: equivalência de estímulos, ensino de sequência, comportamento verbal, surdos e autismo).