Dia 24/09/14 quarta-feira
OFICINA 1 - ESGOTADO!
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NA PERSPECTIVA DA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
30 vagas.
30 vagas.
A oficina deverá
abarcar uma discussão sobre a temática do processo de alfabetização, edificado
nas políticas vigentes no âmbito nacional, cobrindo aspectos metodológicos,
teóricos e práticos, com o propósito de criar condições para que os
participantes possam refletir e programar intervenções que visem o ensino de
leitura e escrita, na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada.
Priscila Benitez
(Graduada
em Psicologia e Pedagogia, especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e
orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Mestre em Psicologia (UFSCar).
Atualmente, é bolsista FAPESP de Doutorado e aluna regular do curso de
Doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de
São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com
bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia
Evolutiva i de Educación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del
Lenguaje. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do comportamento,
Autismo, Deficiência intelectual, Educação, Leitura, Escrita e Família).
OFICINA
2
TOCANDO,
CANTANDO... FAZENDO MÚSICA
30 vagas.
30 vagas.
O objetivo geral da oficina é oferecer a
oportunidade, aos participantes, de conhecer um pouco sobre o universo da
musicalização, possibilitando a troca de experiências, o exercício da
criatividade sonora e a experiência com atividades de musicalização para
diferentes faixas etárias. A oficina terá como conteúdo: (a) a contextualização das leis sobre a obrigatoriedade do ensino de música
na educação básica, (b) jogos musicais (c) apresentação das leis sobre a
obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, (d) exercícios de jogos
musicais e (e) roda de conversa sobre o uso da música, como ferramenta
educacional em sala de aula.
Valeria Peres Asnis
(Licenciada em Música pela UFSCar,
Especialista em Intervenção em Neuropediatria pela UFSCar, Mestre em Educação
Especial pela UFSCar, Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar e Tutora
Virtual dos cursos de graduação em Educação Musical e Pedagogia, a distância,
da UAB/UFSCar)
OFICINA 3
ENSINO COLABORATIVO: UMA
ALTERNATIVA DE SERVIÇO DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR
30 vagas.
30 vagas.
A oficina
ministrada tem o objetivo de apresentar a origem do Ensino Colaborativo ou
Coensino, suas conceituações, princípios e características. Também tem a
pretensão de discutir o papel do Professor/pesquisador Colaborador, do
Professor do ensino comum e do professor de Educação Especial; descrever as
etapas do Ensino Colaborativo e as forma de como desenvolver essa proposta nas
escolas, instrumentos, procedimentos e resultados de pesquisas e experiências
de Coensino em escolas de ensino comum. Apresentar possíveis habilidades de
comunicação interpessoais utilizadas durante esse processo e discutir a
importância do papel da universidade e a sua colaboração com as escolas.
Ana Paula Zerbato
(Doutoranda no Programa de Pós-graduação em
Educação Especial. Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação
em Educação Especial da Universidade de São Carlos e professora da educação
especial da Prefeitura Municipal de São Carlor – SP. Possui graduação em
Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e
especialização em Educação Infantil e a Escola de Nove Anos pela Universidade
Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial
com ênfase no Ensino Colaborativo ou Coensino, atuando principalmente nos
seguintes temas: educação, educação especial, práticas docentes).
Melina Thais da Silva
(Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e professora da
Educação Especial da Prefeitura Municipal de Ibaté - SP. Possui Licenciatura de
Graduação Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho e habilitação em Educação Especial, Educação Infantil, Ensino
Fundamental, Gestão e Administração Escolar. Experiência na área de educação, com
ênfase na Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Coordenação
e Orientação Pedagógica. Integrante do grupo de pesquisa Educação Especial:
contextos de formação e práticas pedagógicas da FCL/UNESP/Campus de Araraquara.
Seus estudos e pesquisas abordam os seguintes temas: Educação Especial,
Formação Profissional, Programas de ensino, Deficiências, Inclusão, Práticas
Pedagógicas, Aprendizagem e Adaptação Curricular).
Dia 25/09/14 quinta-feira
OFICINA 4 - ESGOTADO!
PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS APLICADAS AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, FUNDAMENTADAS NA
ABORDAGEM TEACCH
25 vagas. -
25 vagas. -
A oficina pretende apresentar a abordagem TEACCH como sistema
estruturado de ensino e sua aplicabilidade em sala de aula, favorecendo assim,
ao aluno com TEA, acesso ao currículo pedagógico, tendo como conteúdo (a) as características
estruturais e funcionais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas
implicações no processo de ensino-aprendizagem, (b) a abordagem Teacch de ensino estruturado, (c) demonstrar como a escola pode se organizar para atender
crianças com TEA e a importância da rotina escolar, (c) questões
conceituais e práticas relativas à adaptação curricular X atividades adaptadas
e (d) procedimentos de ensino fundamentados nos princípios da análise
comportamental aplicada (ABA) que podem favorecer a aprendizagem de habilidades
acadêmicas, sociais, comunicativas e lúdicas.
Valeria Mendes
(Mestre em Psicologia (UFSCar), com especialização Lato
Sensu em Psicopedagogia Clínica e Graduação em Pedagogia. Possui cursos de
extensão e aprimoramento profissional nas áreas de Neuropsicologia (Ufrj), Teacch
(Ama e Cedap) e Aba (Núcleo
Paradigma). Por 5 anos foi Diretora Técnica do Centro de Atendimento
Educacional Especializado Recanto Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo/SP e
desde 2009 é Orientadora Educacional da Escola de Educação Especial da ABADS,
integrando a equipe técnica como Analista Comportamental. Faz parte da equipe
de coordenação de cursos do Grupo Conduzir e atua como terapeuta comportamental
em consultório).
OFICINA 5
PLANEJAMENTO
EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
30 vagas.
30 vagas.
A oficina
trará uma breve história, definições e diferentes tipos do Planejamento
Educacional Individualizado - PEI no mundo, bem como a discussão da situação
brasileira em relação ao mesmo tema. Será apresentado os documentos legais e
oficiais do Ministério da Educação (MEC) para subsidiar a discussão sobre a
política da inclusão escolar e Atendimento Educacional Especializado, bem como
uma breve apresentação de um modelo de PEI nos EUA onde possuem este artifício
como legislação federal (via Web pela Avocate Reah Smith da Federation for
Children with Special Needs - USA)
Gabriela
Tannús-Valadão
(Licenciatura Plena em Educação Física
– UFU, Master Internacional de Integração de Pessoas com Deficiência, Idosos e
em Risco Social - Istituto Universitario de Scienze Motorie de Roma
(Itália); Universitá de Molise, em Campobasso (Itália); Universitá
Católica de San Antonio de Murcia (Espanha); Université René
Descartes (França) e Universidade Federal de Uberlândia - (Brasil). Mestrado
e doutorado em Educação Especial – UFSCar, GP-FOREESP http://www.gpforeesp.ufscar.br/ e http://kunlaborado.com.br/ Pesquisadora pós doc do
Observatório Nacional de Educação Especial - http://www.oneesp.ufscar.br/)
OFICINA 6 -
CONTOS E HISTÓRIAS
30 vagas.
30 vagas.
No brincar sociodramático as crianças
apresentam uma consciência do seu contexto social, representam papéis sociais
conscientemente, simulam simbolicamente suas relações (KILSON, 2006). Contar
histórias e explorar os contos possibilita a estimulação da criatividade da
criança, da imaginação. O adulto pode contar a história de diferentes formas ou
modificar a história contada pela criança com um fim educacional específico.
Essa união e empolgação são essenciais para o desenvolvimento imaginativo da
criança e na estimulação do brincar sociodramático, mas precisam ser mediadas,
pois as crianças pequenas têm dificuldade de construir sozinhas. (KILSON,
2006). Desta maneira, a presente oficina tem o objetivo de explorar o uso de
contos e histórias como estratégia de ensino na educação e educação especial
através da realização de atividades práticas, abordando diferentes formas de
contar histórias e de intervir nas histórias contadas pelas crianças, tendo
como conteúdo
(a)
contos originais; (b) reconstrução de contos; (c) utilização de recursos
lúdicos para contar histórias; (d) áudio- livro.
Alice Almeida Chaves de
Resende
(Possui graduação em Pedagogia pela Universidade
Federal de São João del Rei (2007); mestrado em Psicologia (2011, bolsa FAPESP)
pela Universidade Federal de São Carlos; certificado de docência na Língua
Inglesa 'Teaching Knowledge Test' pela University of Cambridge (2006); curso
completo de Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Associação dos
Surdos de Minas Gerais (2006). Tem experiência em ministrar aulas na Educação
Infantil e de Língua Inglesa no The Kids Club by Fun Languages. Atualmente é
doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (bolsista FAPESP).
Atua, principalmente, nos seguintes temas: equivalência de estímulos, ensino de
sequência, comportamento verbal, surdos e autismo).